Arte de Amar


A arte de amar brota do Evangelho. É necessário que o nosso amor seja “arte” e nos leve a dilatar o coração à medida do coração de Jesus, amando todos e cada um para além dos nossos vínculos familiares e das nossas amizades. Os pontos da arte de amar são sete, correspondentes aos dias da semana. Sugerimos que para cada dia seja vivido um ponto da Arte de amar. 
A "Arte de Amar" é uma intuição de Chiara Lubich.


AMAR A TODOS
O amor que Jesus quer: “Ama a todos sem excluir ninguém”. Exige que amemos a todos: o simpático e o antipático, o bonito e o feio, o rico e o pobre, o adulto e a criança, o jovem e o idoso... Amar a todos como o Pai do Céu que não faz distinção de pessoas, mas “faz nascer o sol sobre justos e injustos” (Mt 5, 45).
AMAR POR PRIMEIRO
O amor que Jesus quer: “Ama por primeiro: não espere ser amado”. Como fez Jesus, o qual, quando ainda éramos pecadores, tomou a iniciativa de vir até nós e como prova de amor deu-nos sua vida (cf. Rm 5, 8). Assim também devemos fazer: não esperar sermos amados pelo outro, mas darmos nós o primeiro passo. E para isso usar a criatividade, inventando sempre pequenos e novos gestos de amor ao próximo.
AMAR COMO A SI MESMO
O amor que Jesus quer: “Ama o próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 39). Cada próximo que encontramos durante o dia devemos trata-lo como gostaríamos de ser tratados por ele. Saúdo o próximo porque gostaria de ser saudado por ele; dou um presente...; perdoo... O amor de Deus que Jesus, com o seu Espírito, derramou em nossos corações nos impulsiona a amar desinteressadamente, não esperando nada em troca.
FAZER-SE UM
O amor que Jesus quer: “É um amor que se faz um com o próximo”. Preenchamos o dia com serviços concretos, humildes, inteligentes. O amor não consiste em palavras e sentimentos, exige que “vivamos o outro”: se ele chora, choramos com ele; se ele ri, alegramo-nos com ele. Como o apóstolo Paulo: “Com os fracos me fiz fraco, para ganhar os fracos. Para todos, eu me fiz tudo...” (1Cor 9, 22).
AMAR JESUS NO IRMÃO
O amor que Jesus quer: “Vê e ama Jesus em cada pessoa”. O que fazemos aos outros de bem ou de mal, jesus considera como feito a si: “Todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, foi a mim que o fizestes” (Mt 25, 40). Podemos amar jesus no próximo desde um bom dia ao professor, ao cobrador do ônibus, ao atendente, aos colegas de estudos, de trabalho...
AMOR RECÍPROCO
O amor que Jesus quer: “Conduz-nos à reciprocidade”. Amar até que o amor se torne mútuo. Se a arte de amar for vivida por várias pessoas, na família, no trabalho, na faculdade..., então, se chegará ao amor recíproco, que é a pérola do Evangelho. O “Mandamento Novo” de jesus realiza a unidade. O amor recíproco é o que caracteriza o cristão: “O que vos mando é que vos ameis uns aos outros” (Jo 15, 17).
AMAR O INIMIGO
O amor que Jesus quer: “Ama até mesmo o inimigo”. Jesus disse: “Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e rezai por aqueles que vos caluniam” (Lc 6, 27-28). Jesus quer que vençamos o mal com o bem. Agindo deste modo, podemos superar as divisões, derrubar as barreiras e construir a comunidade.
 
Copyright - Geração Nova Sacerdotal - Gens - Brasil